segunda-feira, maio 02, 2005

Estrumeira Municipal = Lixeira Municipal

Saiu hoje o resultado da nossa mais recente votação e os resultados foram surpreendentemente surpreendentes (soa mal). Assim, ficámos a saber que 35% dos nossos votantes foram a favor da extinção da Estrumeira Municipal, 26% foi contra e 38% não sabe o que é uma Estrumeira (ler bem o titulo do post). Perante estes dados, o 605MF viu-se obrigado a, de novo, contactar as autoridades municipais encarregues de tais assuntos, assim, falámos com a Sra. Maria de Deus e Fátima, vereadora dos Assuntos Mal Cheirosos e Ecossistemas Frágeis, que perante a nossa poll, e respectivos resultados, afirmou «Acha que não tenho nada que fazer senão andar a ler blogs na Internet?! Estou a brincar….é claro que vi e fiquei um pouco preocupada pelo facto de tantas pessoas não saberem o que é, ou foi, a Estrumeira Municipal. Para quem não sabe, a sua localização fica precisamente à saída de Aljustrel para Castro Verde, logo a seguir à Barragem do Monterruas, e esta informação é muito importante, simplesmente pelo facto de que a CMA possui grandes planos para aquela zona, planos esses que irei revelar em 1ª mão aqui. Ora, como sabe, aquela zona, desde a extinção da nossa Lixeira, nunca mais foi utilizada para mais nada a não ser para corridas de ratazanas, o que a CMA pretende é utilizar da melhor forma aquele belo espaço que possui uma excelente localização e uma rica vista, assim vamos lotear uma secção daquele terreno e criar um condomínio de luxo chamado Bairro da Bufa de Sapateiro em homenagem ao cheiro que por lá anda mas que está a ser combatido através do lançamento de pequenas ampolas de perfume Chanel Nº5 oferta da Casa Paris. Depois vamos construir uma rampa de lançamento de Asa Delta, um desporto com muitos adeptos na nossa localidade (2) e também um recinto Tunning para provas internacionais que irá ser gerido pelo Sr.Miguel Lombeife, por fim, a jóia da coroa, La Piéce de Resistence, o Ex Libris do Bairro, temos planeado construir um Barrajário, uma espécie de Oceanário, mas com peixes existentes em barragens como por exemplo o achigã, a perca, o chichito, a pardelha, o cágado, o barbo, a carpa e, quiçá, duas ou três galinholas. Sabemos que é um projecto à imagem do nosso presidente, megalómano, mas vamos avançar!!» e saiu aos pulos.
No entanto, o 605MF apurou que não vai ser fácil a execução deste projecto por parte da nossa esplendorosa CMA, isto porque Carlos Niunes, líder do Partido Os Verdes em Aljustrel e único representante do Greenpeace no distrito de Beja, vai protestar contra este projecto da CMA, que considera ser uma aberração «Não tem cabimento nenhum esse plano que acabou de me contar, que vai acontecer às plantas (3) que lá estão? E as árvores? Abatem-se sem mais nem menos? É um local de culto em Aljustrel, muita gente tem ali uma 2ª casa, e vamos destruir aquilo? Há ali importantes ecossistemas que devem ser preservados, como o das ratazanas, o rato cinzento, o rato do campo, a borboleta almiscarada, o bicho do cardo, o piolho e a pulga, enfim, nem me quero alongar mais. Aquele espaço deveria servir para as Belas Artes, era criar ali um atelier e cede-lo a….sei lá….olhe ao NAVA por exemplo, digo eu.», afirmou enquanto pela 54ª vez em 5 minutos olhava o seu bilhete para o concerto dos U2. Mas nem só Carlos Niunes está contra este pré-projecto da CMA para a nossa antiga Lixeira, também Ângela Siantos, activista do Direito dos Animais e dona de um vozeirão de meter respeito, nos disse que «Isso só pode ser brincadeira, e que vai acontecer às ratazanas que lá habitam? Quer dizer, primeiro retiraram o lixo, o que causou uma enorme depressão nos animais, você nem imagina como os pobrezinhos andavam, desorientados, perdidos, tristes por não terem um frigorifico velho onde procriar, sem entulho para brincar, sem carne podre para petiscar, foram tempos difíceis para elas, eu fiz o que pude, cheguei a ir para lá ao Sábado de manhã cantar para elas a ver se animavam, mas elas só pulavam um pouco com o “I will Survive” da Gloria Gaynor, percebe-se, não é? Mas já tenho planos de luta contra este projecto, eu e o representante d’Os Verdes em Aljustrel vamos protestar a Lisboa em frente à porta do 1º Ministro, vamos ambos gritar slogans como “Sócrates sacana, não lixes a ratazana!”, “Sr.Sócrates, atente, não lixe o ambiente!” e o meu preferido “Queremos a Lixeira aberta!”, enfim, vamos à luta, mas só de manhã, porque de tarde vou às compras ao El Corte Inglês.»
Por fim tentámos fotografar o actual espaço onde antes se situava a Lixeira Municipal, mas não possuímos equipamento para tal, contudo deparamo-nos com o Sr.Manuel Pialanca, habitual utilizador do espaço e profundo conhecedor de todo o ambiente e vida animal da área mal cheirosa, «Meu amigo, isto as ratazanas estão na última, já nem fogem dum gajo pá, nates fugiam como o Abileinho de S-João fugia de mim na Columbófila, mas agora…nem se mexem, um gajo chega ao pé delas com uma moca e dá-lhes na cabeça, e elas nada…nunca vi, e olhe que eu ando nisto há anos, rebentaram com isto, lixaram-me o negócio do cobre e nem um chavo que recebi de “indenização”, não se faz! Juízo tem o Latas, não trabalha, logo, ninguém o “charinga”, nem nunca é despedido ou fica sem trabalho.», e continuou a falar, mas não aguentamos o mau cheiro e saímos dali a fugir.

Eufigénio Fedo Rento


P.S- Obrigado a todos os que votaram. Nova votação já disponível. Votem já!